quarta-feira, 23 de maio de 2012


                                         “O FAMOSO E A SUA AMIGA FAMA” 

Sabe aqueles dias que acordamos com um “q” de indignação a respeito de alguma coisa? Pois bem hoje foi um desses dias. Como já sabem, eu trabalho no ramo de eventos culturais, lido com artistas das mais diversas classes o tempo todo. 

Pensando sobre isso tirei algumas conclusões e gostaria de desabafar. Topa ser meu psicólogo (a) por um dia? Rsrs. Vamos lá...


"Então, correu célere a fama de Jesus em todas as direções, por toda a circunvizinhança da Galiléia". (Mc. 1.28)

“Evidência; notável; referência, reconhecimento; e destaque" são palavras geralmente usadas para traduzir e expressar fama.

No entanto, alguns termos mais agressivos e perigosos são constantemente usados como sinônimos para uma pessoa famosa, como, estrela; ídolo; ícone; símbolo; astro; rei; lenda; Diva e até mesmo "deus".

Minha intenção ao abordar este assunto é levar meus amigos leitores e irmãos famosos a refletirem no quanto a fama pode representar algo perigoso que, mais cedo ou mais tarde, se volta contra quem se deixa seduzir por ela.

É importante reconhecermos que ficar famoso pode se tornar algo inevitável. É comum pessoas se tornarem famosas sem jamais terem esperado ou mesmo desejado reconhecimento. Muitos, por conta de seu talento e habilidade ou por algo pitoresco que realizaram acabam sendo reconhecidos. Já, outros, com dedicação, empenho e muito investimento, conseguem também tal façanha.
Fiquei sabendo de um caso de um guitarrista que se tornou famoso desde que alguém o ouviu tocando do outro lado da parede do quarto onde ele, sozinho, estudava seu instrumento. Mas, por via de regras, isso não é comum acontecer.

Em contra partida, outros vivem em busca incessante pela fama. Estes estão dispostos a tudo para serem notados e terem, como dizem alguns por aí, "seu lugarzinho ao sol". Muitos se vendem, abrem mão de valores outrora inegociáveis e passam até por ridículo, com o fim de serem reconhecidamente notados.

O texto que lemos no início desta matéria ou desabafo, nos mostra a fama de Jesus. No entanto, quando estudamos com cuidado a vida e obra de Jesus, vemos que Ele jamais procurou ou desejou a fama. O que Ele veio trazer naturalmente foi tomando forma porque atingia a necessidade e o coração das pessoas. Trazia vida e testemunho e suas palavras condiziam com a forma de vida que Ele levava, se tornando assim alguém cativante e inspirador.
Certa feita os irmãos de Jesus expuseram o que há no coração dos homens quando tentaram "fazer o marketing" do ministério do Senhor (Jo. 7.3,4). 
Esta passagem é muito interessante.
Disseram-lhe, então, seus irmãos: Retira-te daqui e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes. Porque ninguém faz coisa alguma em oculto, quando procura ser conhecido. Já que fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo. Mas Jesus continuou o seu caminhar focado no que viera fazer.

Não falarei contra os planos de mídia, se assim o fizesse estaria indo contra meus próprios serviços aqui, mas me estagna a forma pelos quais muitos se posicionam a respeito. Quem tem um trabalho a mostrar deve traçar sim seu planejamento e ir com afinco atrás de competentes e sérios profissionais da área rumo ao seu objetivo. Mas me atenho ao outro lado da moeda. A motivação que leva alguém lutar por tal ideal e a postura diante da mesma.

Qual o problema em ser famoso? A fama não compensa os riscos que oferece? Você pode estar aí se perguntando: - Aonde você quer chegar então Dani sobre este tema?
Quero compartilhar algumas coisas que tenho percebido nos famosos. Desejo que você leia e peça a ajuda e proteção de Deus para que não se torne mais uma vitima do mundo da fama.

A fama traz uma Falsa sensação de “suprassumo” ela vai corroendo a humildade lentamente. 
O famoso em sua “grande maioria” se esquece de que é mais um e começa a pensar de si mesmo como um destaque ou até o único. 
Sentir-se o centro das atenções pode culminar no absurdo de sentir-se o "centro total do universo”. 

Eu confesso que já vi de tudo e mais um pouco e não tenho me agradado do que tenho presenciado ainda mais no “meio gospel”.
Ouço amigos se lamentando e eu também já vivi isso na pele: Poxa ele (a) era tão meu amigo e depois que entrou para o mundo da fama se afastou e se esqueceu de uma verdadeira amizade optando assim pelo assédio de relacionamentos superficiais e interesseiros. 
Não excluo aqui pessoas sérias com boas intensões que cruzam suas carreiras artísticas, mas são bem poucos.

Fiquei muito impressionada com a declaração de um artista. Ele dizia se inspirar num livro onde o autor afirma que uma pessoa deve se casar com a solidão se quiser tornar-se famosa.  Será que realmente tem de ser assim? Pergunto a você leitor! (abordemos isso numa próxima oportunidade) 
Abri apenas um parêntese! Continuemos no foco em questão.

A Fama traz um Árduo trabalho na preservação da à auto imagem
Como deve ser difícil não poder ser mais quem você verdadeiramente é! Ser diferente, chamar a atenção, lutar para não ser comum ou até viver oscilando entre o esplêndido e o ridículo são fardos que muitos famosos carregam. Sempre preocupados em “manter a aparência”. Manter a fama a qualquer preço!

A Fama traz a perda da privacidade
Creio que os recém-famosos não concordarão comigo até que passe algum tempo e comecem a sentir saudades de quando podiam frequentar lugares públicos sem serem importunados..
Constantes pedidos de autógrafos; pedidos de pose para fotografias; críticas ("boas" e "ruins"); fofocas; perseguições a familiares, etc., se tornam desconfortáveis com o passar do tempo. E dependendo do momento em que a pessoa esteja vivendo, este desconforto aumenta.

A Fama e Deus
Normalmente um famoso só se lembra de Deus no que diz respeito à Sua bênção. Seu discurso diz que não, mas, na verdade a opinião de Deus não importa muito. O que importa é sua bênção. Porém, este é o perfil de uma pessoa incrédula, impulsionada por sua independência. Isso é perigoso demais. Há uma “pseudo” dependência de Deus... aí que entra meu texto;
Muito se canta, jargões são usados e abusados no vocabulário dos famosos no gospel. Mas quando se convive ali lado a lado se percebe a superficialidade que envolve a muitos e é perceptível a distância que vivem de Deus.

Este é o estágio mais lamentável da fama. A bíblia diz "maldito o homem que confia no homem e faz da própria carne o seu braço". (Jr.17.5) 

As tentações do pináculo e do alto monte são extremamente reais. Muito se tem comentado sobre o prejuízo na vida dos "precoces talentos do futebol", que ainda novos e imaturos tornam-se ricos e famosos. Rapidamente torna-se evidente a falta de estrutura emocional e espiritual destes jogadores que perdem gradativamente valores preciosos à medida que sobem de vida rapidamente. Poucos possuem essa estrutura tão importante.

Infelizmente já vi muitos famosos que eram de igrejas pequenas, começaram seus ministérios ali sendo estruturados em um simples grupo ou coral e hoje em seus “tronos do estrelato” não visitam mais essas pequenas igrejas, fundamentados em desculpas prontas quando na verdade dentro de si expressam: Você sabe quem sou eu? Tipo: sou famoso entre a multidão, estou em outra realidade. (infelizmente é um discurso real de muitos assessores treinados ou não, que eu pessoalmente já ouvi) 

Fico perplexa, pois falo com domínio de causa! Você pode estar aí querendo me dizer:- Não seja arbitrária Dani, conheço pessoas maravilhosas com coração em Deus verdadeiramente que O SERVEM de verdade e com toda sua força. Que estão em altas escalas da mídia e preservam suas origens com valor e amor! 
Respondo-te: - Eu também conheço muitos e os amo e admiro demais por isso!

Se acalmem aí nessa leitura, sei que muitos estão se mexendo inquietos com muitas coisas a me dizer rsrs.
Visto que, pelos frutos conheceremos, já que o interior do ser humano somente Deus para sondar verdadeiramente, a mim cabe dividir o alerta a esses que se encaixam no primeiro quadro citado. Aos mesmos que estão sentindo servir uma carapuça que poucos assumem usar.
Não preciso repetir que não trato generalizando o caso, mas infelizmente presencio a grande massa vivendo essa realidade. Pessoas que se esquecem de amigos antigos, de pastores que os acolheram e até mesmo de familiares em nome da fama.
É de ciência comum que a vida de um famoso pode ser comparada as "paradas de sucesso". 

Ninguém conseguirá manter a primeira posição para sempre. Isso é fato! Então os que se encontram em alta tratem de preservar sua notoriedade com amor e gratidão a Deus acima de qualquer esforço.

Seja profissional sim, procure os melhores para formar sua equipe, mas não se esqueça de permanecer fiel a Deus e aos Seus princípios.
Paguem suas dívidas financeiras e afetivas, honrem suas promessas e compromissos. Se falar que vai orar ore, se falar que vai ajudar ajude. Se falar que vai ligar, ligueeee. 
Seja pontual, busque cada dia mais ter credibilidade.
Não se esquivem das responsabilidades deixando tudo nas mãos de um assessor que convive diariamente com suas “bombas”. 
Administrem suas vidas sabendo que existem situações que você deverá conduzi-las pessoalmente e com muita humildade. Lembre-se que é humano!
Olhe seu público com amor, abrace-o, acolha-o, pois para estes, você é “O CARA” não os decepcione, pois você leva o nome daquele que a FAMA não comprou nem tampouco corrompeu! Jesus Cristo.

Creio num Deus que abre portas, que aplaina caminhos, que coloca pequenos junto aos grandes, creio também que Deus tem grandes propósitos com seus filhos e assim age na sua multiforme sabedoria e que não divide Sua glória com ninguém.
Muito me alegra ao ver os meus irmãos amados do gospel alcançando lugares cada dia mais em elevado destaque. 
Se você foi um escolhido para essa grande e majestosa missão honre sua oportunidade.

Esse texto cabe a cada um de nós nas áreas mais diversas de atuação. Mas me inspirei em fatos que tenho vivenciado.

Sem dúvida alguma, sem nem pestanejar, não há nem como discutir com esse fato: Jesus Cristo, filho de Maria e do carpinteiro José, era, é e sempre será o homem mais famoso do planeta. Sigamos seu exemplo. 

Façamos todos, um bom trabalho e que nossas motivações sejam eternas.·.

Termino dedicando aos leitores uma música de harmonia, melodia e letra incomparável..
Com muito amor

Daniela Bidinoti
Sampa Gospel Produções e Eventos



Reprodução permitida desde que citada a fonte

Adorar...


Adoração...

Falar sobre adoração já me enche o coração de amor...

Adorar é se entregar, independentemente das circunstâncias. É se render por completo na presença de Deus pelo que Ele é e não pelo que fazem Suas Mãos.
É tomar consciência da Santidade de Deus; adoro a Deus quando sustento minha mente em Sua verdade; a adoração está intimamente ligada a purificação da minha imaginação junto a essa Santa presença; é a abertura do meu coração aceitando o amor de Deus; é a rendição da minha vontade a seus propósitos “ Esse relacionamento traz paz, amor e direção! Infelizmente muitos hoje adoram e serve a criatura em vez do Criador, praticando, desse modo a idolatria (Rm 1.25). Vejo muitos entregando os seus dias na mão e sob a palavra de seus “líderes” e se esquecem de que o véu fora rasgado e todos quantos aceitarem esse Deus poderoso têm livre acesso a Sua presença.

Temos sim que respeitar e honrar nossos líderes, mas não ao ponto de inutilizarmos nossa posição de filho de Deus amado que somos.  Deus fala conosco também e isso é maravilhoso!Não podemos nos deixar manipular por homens, temos sim que nutrir um rico relacionamento com o nosso Deus, sabendo assim discernir Sua voz. Adorar é não abrir mão desse relacionamento em momento algum!Eu resumo adoração nesse cântico que cresci ouvindo

O Meu Louvor é Fruto
Asaph Borba
O meu louvor é fruto do meu amor por ti Jesus,
De lábios que confessam o teu nome
É fruto de tua graça e da paz que encontro em ti
E do teu Espírito que habita em mim Que habita em mim
Ainda que as trevas venham me cercar,
Ainda que os montes desabem sobre mim
Meus lábios não se fecharão, 
Pra sempre hei de te louvar
Ainda que os homens se levantem contra mim
Ainda que cadeias venham me prender 
Meus lábios não se fecharão 
Pra sempre hei de te louvar.
Essa preciosa letra do querido Asaph na voz desse homem de Deus ungido e não menos querido João AlexandreClique no link abaixo.  Não deixe de ouvir e adorar ao Pai através desta!
 
http://www.youtube.com/watch?v=ifji2WooHtM&feature=related

Deus abençoe a todos.
Dani